terça-feira, 2 de novembro de 2010

Sobre Mudanças...

Quando pensamos em mudança sentimos um frio na barriga quase que imediatamente. Por que será que sentimos tanto medo das mudanças? Bem, eu não sei ao certo a resposta para essa pergunta, mas posso dizer um pouco do que me causa medo.
Acho que todos nós trememos um pouco diante do novo. A incerteza do que vamos encarar pela frente sempre nos faz pensar com cautela sobre a mudança...Porém muitas pessoas permanecem estagnadas por medo de encarar as novidades da vida, acreditando que o seguro morreu de velho e que seguro mesmo é continuar naquilo que já se conhecem. Uma grande besteira!!
Imagina o tanto que perderíamos se continuássemos sempre apostando nas coisas antigas! Não conheceríamos lugares diferentes, nem pessoas novas. Saberíamos muito pouco ao nosso próprio respeito (pois acredito que  só nos conhecemos de verdade quando saímos da nossa zona de conforto) e, o mais importante, não coneguiríamos lidar com os imprevistos da vida! Ou seja, quem não dá chance para o novo não vive!
Por que falar sobre mudança hoje? Por que ultimamente ela tem me feito sentir aquele frio na barriga.
Estou no fim do meu curso superior, me preparando para a vida profissional e para a incerteza de se ter um diploma na mão e um mercado de trabalho pela frente. Fora isso, estou próximo de me mudar de cidade e comprovar que, apesar de muitas vezes ter parecido, não vivo no "Show de Truman". E acredito que a mudança mais profunda e também mais delicada que passarei dentro de 2 meses é a de , após um ano de distância, voltar a morar junto com meu marido. 
Por que é a mudança mais delicada? Por que além de termos que nos reaproximar, teremos que aprender a conviver em família, não mais como um casal, mas como pai, mãe e filho. De certa forma, nesses seis meses acabei me acostumando a ser mãe sozinha, tendo toda atenção do Heitor para mim, assim como toda a responsabilidade também. 
Confesso que estou louca pra dividir as responsabilidades e também o carinho, pois sei o quanto é importante ter a presença de pai e mãe para a criança, mas confesso que tenho medo de não saber lidar bem com isso. De ficar com ciumes, tanto do meu filho, quanto do meu marido.
Ah, sei lá...acho que isso é um grande desabafo...quem sabe pode nem acontecer nada, e o processo de adaptação ser muito mais tranquilo do que eu imagino. Provavelmente é assim que acontecerá, uma grande tranquilidade. 
Mas as mudanças causas justamente isso conosco, essa tentativa de previsão do futuro. Em pessoas como eu esse drama é até comum...mas tudo não passa do medo e da incerteza do que o futuro nos reserva. Queremos estar preparados para as muitas possibilidades, mas esquecemos que a vida se encaminha por conta própria e que quando imaginamos não ter a saída para determinada situação eis que se apresenta um que até então não tinhamos parado para reparar!
Essa é realmente a grande maravilha da vida!

4 comentários:

Anônimo disse...

OI minha linda...
Mudanças são sempre boas, as vezes causam um medinho, mas dá certo e revigora
saudades de vc
Desejo que tudo sempre dê muito certo em sua vida
Mil beijos

Ana disse...

Se mexer, sair do lugar é sempre bom.
Novas pespectiva na carreira, nova forma de familia.
Não ache que será fácil nem que será terrivel.
Deixe fluir naturalmente sempre com bons pensamentos.
Boa sorte e fé que tudo irá mudar para melhor!
Beijos!

Ioly disse...

O novo assusta porque pode ser bom ou não.
Mas em todas as xperiências tiramos algum aprendizado, nem sempre agradável, mas sempre útil e importante para nosso crescimento.
bjks

Chris Ferreira disse...

Oi Lua,
As mudanças são difícieis, amedrontam mas depois que passamos por elas vemos que foi para melhor. Então porque não ver isso ja de início, né?
Com certeza você vai ter sabedoria para passar por essa fase.
Concordo que voltar a morar com o maridão vai ser a mais difícil mas já ter consciência disso ajuda muito a facilitar as coisas pois podemos cuidar dessa dificuldade.
Espero que fique tudo bem.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/