sábado, 26 de maio de 2012

MARCHA DAS VADIAS

Neste momento, em torno de 14 cidades do país, está acontecendo a Marcha das Vadias. Movimento iniciado em Toronto, Canadá, em abril  de 2011, após um policial dizer que, para evitar os estupros, as mulheres deverias deixar de se vestir como "sluts"(Vadias, em português).
Logo esta manifestação teve como ideologia inicial protestar contra esse discurso sexista que afirma que a mulher é culpada pela violência sexual, e também outras formas de violências, que sofre. Manifestações como essa não estão ocorrendo somente aqui no Brasil e no Canadá, mas países como Costa Rica, Suécia, Inglaterra, Índia, Israel, entre outros já aderiram ao manifesto.

Mas por que trazer este tema para cá hoje?
Bem, o Slogan da Marcha das Vadias desse ano é " Sou feminista porque..." e daí saíram vários motivos, expectativas, pensamentos, de homens e mulheres que apoiam, de alguma forma, este tipo de Feminismo.
Lógico que muitas pessoas devem pensar diferente de mim, mas acredito que feminismo não seja o inverso do machismo, o lado oposto da mesma moeda. Na minha concepção de feminismo, ele é um pensamento onde a mulher pode ser mais livre para exercer seu papel no mundo, como ela realmente é e se vê e não diante das expectativas idealistas ou reducionistas que acabamos vendo por aí.
Muitos criticam o feminismo e as feministas, mas acredito que quando vamos a faculdade, nos formamos, não aceitamos nos relacionar com qualquer homem que se aproxime ao longo da nossa vida somos um pouco feministas também, lutamos nesse momento por aquilo que acreditamos ser o melhor para nós.




Tá Luana, mas o que o BLOG tem com isso???
Na minha opinião, TUDO. Quando digitamos nossos mais sinceros pensamentos, nos colocando como mães reais, como mulheres reais, que não querem ser vistas como objeto sexual (pelo menos não o tempo todo, rsrsrsr) , ou como mulheres procriadoras, que devem se preocupar única e exclusivamente com suas crias. Quando escrevemos e questionamos aqui muitos dos paradigmas da maternidade e da realidade da mulher também somos feministas. Quando queremos nosso filhos aceitando as diferenças que existem no mundo e nas pessoas, querendo que não sejam opressores de forma alguma, lutamos por um mundo sem tantas diferenças de oportunidade, lutamos sim por algo que acreditamos, e isso, minhas caras, também é feminismo.

Hoje encerro fazendo uma pergunta: E você, é feminista porque?


Muitos acreditam que para fazer a diferença temos que levantar bandeiras, invadirmos plenárias ou realizar ações grandiosas. Eu acredito que se começo a mudar a realidade em minha volta, posso desencadear um efeito dominó e fazer sim a diferença na minha vida e na vida de muitas outras pessoas.





Nenhum comentário: