quarta-feira, 11 de março de 2009

(des)Atualização Literária

Um tempo atrás, visitando a casa da minha mãe, encontrei um dos livros que mais gostei de ler até hoje: O Mundo de Sofia. É uma pena que eu o tenha lido após fazer filosofia, porque se tivesse me interessado antes não teria achado a matéria tão complicada.

Ainda na casa da minha mãe, acabei me deparando com um mundo de livros que li durante a infância e adolescência, e foi aí que reparei que após iniciar a faculdade "perdi" muito do meu interesse pela leitura.

Lembro de, no primario, preferir ficar na sala da biblioteca lendo à ir brincar no pátio da escola ( apesar de eu não aconselhar isso às crianças, pois é muito importante se relacionar com os outros), depois me lembro de, na adolescencia, devorar aqueles livros da coleção "Meu Primeiro Amor"( É, dá um pouco de vergonha lembrar isso, mas era uma leitura muito cativante...rsrsrs), e também sempre haviam os livros que a escola acabava nos obrigando a ler. No inicio eu nunca gostava, mas acaba lendo e me envolvendo com a história e quando eu ia ver já estava nas ultimas páginas e reclamando, no meu íntimo, por está chegando ao fim.

E hoje?Ou melhor, de 2004 pra cá?Não consigo lembrar de um único livro de literatura que eu tenha lido, fora O Mundo de Sofia. Só consigo lembrar de conseguir ler Xerox, partes de livros como Introdução à fulano de tal, Teoria não sei das quantas, e as intermináveis apostilas com reportagens e artigos.

Nessa hora acabo me perguntando, a universidade educa ou simplesmente nos aliena?Depois que entramos nela, acabamos nos fechando cada vez mais. Nos fechamos em um foco de estudo e acabamos desviando quase toda nossa energia para este rumo, e se nos destrairmos por um segundo, acaba nos faltando tempo para as infindáveis coisas boas da vida, como ler um bom livro.

Um comentário:

Anônimo disse...

E olha que você ainda lida com uns assuntos interessantes.. Agora imagina passar cinco anos bitolada em códigos!
:}
Katheriny